
A frase que mais ouvimos entre estilistas, influenciadores e fashionistas é que a "moda deve ser democrática". Desde que o QUEM Inspira Homem passou a ser um canal do site QUEM, uma das maiores buscas nele tem sido "moda para gordinhos", entre outras variações do tema.
O que era para ser apenas uma matéria comum acabou virando um ensaio de moda masculina. O produtor de eventos Daniel Camargo, amigão das celebridades, aceitou nosso convite para participar do shooting no Kennzur Spa, com styling de Helena Moro.
Para esquecer de vez a ideia de que gordinhos só podem usar roupas sem formato, Arlindo Grund solta o verbo com dicas – essenciais – de estilo. “É imprescindível que o homem prove a roupa antes de comprar. Para os homens acima do peso nada de peças mais justas e nada de peças mais largas. O ideal é a peça que fica confortável em seu corpo”, explica. Confira a entrevista:
QUEM: Quais cores ficam melhores para dar simetria ao corpo?
Arlindo: Devemos pensar com matemática. Se você tem um corpo coberto de preto ou azul, mesmo sendo cores escuras, você verá a forma dessa silhueta. Então, uma terceira peça contrastante é muito bem-vinda. Por exemplo: um blazer azul escuro, uma camisa azul clara e uma calça caqui, nesse caso, como a proposta é despojada, usar a camisa por fora. O blazer e a jaqueta criarão duas linhas no centro do corpo, o que mais magro visualmente. Cuidado com os extremos contrastes entre as peças de cima e de baixo. Elas podem relevar sua circunferência ou “roubar” pernas e tronco.

QUEM: No verão, qual seria a melhor escolha para os gordinhos em relação a camisetas, roupas de banho, etc?
Arlindo: Acho que as camisetas de piquet, tipo polo são boas alternativas. Na praia ou piscina todo mundo expõe o corpo. Mas minha sugestão é aquele short mais soltinho, feito de tecidos tecnológicos, que secam rapidamente.
QUEM: E no inverno?
Arlindo: No inverno devemos ter mais cuidado, pois as sobreposições e cachecóis podem deixar o corpo mais robusto. Então valem todas as dicas acima, porém, com tecidos mais apropriados para a estação.

QUEM: Que tipo de terno/smoking fica melhor nos rapazes plus size?
Arlindo: Nesse caso, sem dúvida alguma, a roupa feita sob medida ficará excelente. Será mais cara, porém, vale o investimento. Opte por uma cor escura e nunca use o paletó separado das demais peças. Isso pode desgastar o tecido da peça mais usada e quando você for usar o terno uma delas estará mais clara.
QUEM: No caso de apenas disfarçar a barriga, que tipo de peça cai melhor?
Arlindo: Cuidado com as camisetas de malhas porque elas podem marcar a silhueta. Tecidos mais encorpados são mais apropriados, mas ainda reforço a ideia da numeração adequada e do uso de peças contrastantes no tronco.
QUEM: É possível usar bermuda acima do joelho e sapatinho tipo alpargatas?
Arlindo: Claro que sim! Inclusive as bermudas que ficam acima dos joelhos alongam a silhueta e visualmente deixam as pernas mais finas. Os sapatos tipo alpargatas ficam bons desde que seu pé não fique apertado dentro do calçado.





Assista ao making of da sessão de fotos, feito por Carlos Prates:
CRÉDITOS
Stylist: Helena Moro
Locação: Kennzur Spa, em São Paulo
Fotografia: Márcio Del Nero
Modelo: Daniel Camargo
Making of: Carlos Prates
Maquiador: Allyson Chinalia
Agradecimentos: Arlindo Grund
Marcas participantes (por ordem de aparição): Aramis, C&A, Ralph Lauren para Luxottica, Karen Reiter, Broken Rules, Lacoste, Dolce & Gabanna, Armani, Converse, Highstil, Pierre Cardin, Code Blue para Passarela, Alexandre Herchcovitch, Lema 21, Levi's, Ratier, Supra, Santa Fé Polo para Passarela e Diesel.